A receita original desse Fugde Cake é de uma série de receitas de Anna Jones (@we_are_food) com a @coppafeelpeople. CoppaFeel! é uma instituição com sede em Londres, na qual se concentra em promover a detecção precoce do câncer de mama, incentivando a mulher com menos de 30 anos a fazer exames de toque regularmente.

Originalmente, a receita não vai cerveja, foi um teste e adaptação que fizemos e ficou bem interessante. Vamos à receita:

Bolo:

225g de farinha de trigo

pitada de sal

1 1/2 col. de bicarbonato de sódio

74g de cacau em pó

250g de açúcar mascavo

75 de óleo de coco

375ml de cerveja escura (porter, imperial porter, stout, imperial sout)

1 1/2 col. de vinagre de maça

Cobertura:

75g de óleo de coco

50g de açúcar mascavo

1 1/2 col. de cacau em pó

60ml de cerveja escura (porter, imperial porter, stout, imperial sout)

75g de chocolate amargo picado

Em uma panela, coloque os ingredientes da cobertura, exceto o chocolate picado. Esquente e em seguida, acrescente o chocolate picado, mantenha o fogo aceso até o completo derretimento do chocolate. Assim que a cobertura estiver homogênea, desligue o fogo e reserve.

Para o bolo, em uma vasilha, coloque o açúcar mascavo, o óleo de coco, a cerveja levemente aquecida e o vinagre de maça. Em seguida acrescente os secos, sempre peneirando. Coloque em forma (aproximadamente 20cm de diâmetro) untada e forrada com papel manteiga. Assar em forno pré aquecido a 180ºC, de 25 a 30 minutos.

Despeje a cobertura sobre o bolo já frio e decore à gosto. Pode usar frutas vermelhas e lascas de coco. Experimente harmonizar com a própria cerveja da receita (nessa foi usada imperial stout) ou uma fruit lambic de cereja ou de framboesa. 😛

Aprecie sem moderação!