Em homenagem à Copa do Mundo 2018 na Rússia, decidi fazer uma versão da sobremesa soviética, que está para os russos, assim com o brigadeiro está para os brasileiros! Kartoshka… batata em russo. A sobremesa tem esse nome pelo formato do doce. Pra mim, essa sobremesa lembra mais nossa palha italiana, porém, com biscoitos bem triturados. Podemos chamar de brigadeiro russo, assim como o Paulo Cuenca do site da Danielle Noce denominou e fez essa receita com muita irreverência.

Peguei a receita do site da Chef confeiteira e blogueira russa Yulia Dyukova e claro, fiz as adaptações para nosso gostinho sofisticado por cerveja.

É uma receita muito simples, vamos lá:

Ingredientes

320g de biscoitos (tipo Maria) triturados

150g de manteiga derretida

190g de leite condensado

2 col. de sopa de cacau em pó

50g de castanhas torradas e trituradas (aqui usei castanhas do Pará)

2 col. de sopa de redução de cerveja estilo Russian Imperial Stout

Basta misturar o biscoitos e castanhas trituradas com o cacau em pó, adicionar a manteiga derretida e o leite condensado e misturar bem. A textura ficará semelhante à massa de biscoito muito usada em tortas. Em seguida, saborizar com a redução de cerveja RIS. Para reduzir a cerveja, coloque as 6 col. de sopa da cerveja em um recipiente, em fogo alto, e reduzir à 1/3.

Faça o formato que desejar (o formato oval é o clássico), aqui fiz bolinhas. Passe no cacau em pó e deixe na geladeira para refrigerar.

 

Prontinho! Harmonize com a cerveja que usou na receita ou outra cerveja que tenha notas de cacau!