No dia 8 de maio fomos conhecer a fábrica da cervejaria Sunset Brew, em Tijucas (SC) e provar em primeira mão o lançamento ácido da cervejaria. A Salty J-Bay é uma American Sour saborosa e refrescante que marca a entrada da cervejaria no mundo das cervejas ácidas.

A receita utiliza a base de uma cerveja do estilo American Pale Ale, no caso a Dawn Patrol, rótulo da Sunset já conhecido pelo público. A cerveja foi acidificada com lactobacilos e ainda recebeu dry-hopping de Citra, lúpulo frutado e cítrico que aparece em destaque na cerveja.

No nariz, apresenta acidez lática e aroma cítrico moderado, lembrando casca de laranja e algumas notas sulfurosas. Na boca, o corpo é médio baixo e as características cítricas do lúpulo voltam a aparecer, seguidas de uma acidez moderada, baixo amargor, leve salgado e um final seco e refrescante. A base de malte ajuda a equilibrar a acidez e o resultado é uma cerveja muito fácil de beber, que combina com um belo dia de praia.

O nome faz homenagem a J-Bay, uma praia da África do Sul, país que faz parte da historia da Sunset. O termo Salty, salgado em inglês, faz referência ao mar e as notas levemente salgadas da cerveja, devido a combinação de acidez, amargor e notas cítricas.

Esse não deve ser o único rótulo ácido da Sunset, já que uma Catharina Sour (cerveja acidificada com lactobacilos e adição de frutas) também está nos planos.

Para saber mais sobre a Sunset e os outros rótulos produzidos é só acessar o site ou conferir as novidades nas redes sociais

Na semana de lançamento, a Salty J-Bay está engatada nas torneiras desses locais:

Florianópolis: Mestre-Cervejeiro, Books and Beers, Entreposto, Beer and Pork, Bruxa do Bosque, On Bier, Liffey Tap Room, A Fábrica Co Working Bar,
São José: Inbica
Itapema: Burbans
Balneário Camboriú: Kombicas e Mestre-Cervejeiro
Itajaí: Beer House
Joinville: Zuffa
Chapecó: Mestre-Cervejeiro
São Paulo: Ambar Cervejas Artesanais, BREWDOG e Fraternite
Curitiba: Mestre-Cervejeiro (Ecoville) e Templo da Cerveja

Colaborou: Fernanda Meybom