Ganache, dentro do leque de receitas da confeitaria, é uma das mais versáteis. Em diferentes texturas, pode ser utilizada como cobertura de bolos, recheio de cupcakes, trufas, até mesmo em pratos salgados. A ganache não precisa ser simplesmente uma mistura de chocolate com creme de leite, pode ser uma mistura de qualquer chocolate com qualquer líquido. Como eu gosto de testar novas receitas com cerveja, fiz algumas ganaches como, ganache de chocolate branco com cerveja do estilo imperial stout, ganache de chocolate meio amargo com cerveja do estilo russian imperial stout, e, com texturas e proporções diferentes de chocolate e cerveja, cobri cupcakes, coloquei no recheio do brigadeiro e de biscoitos.

Não tenho a receita exata, mas vamos para algumas dicas:

Geralmente uso chocolate meio amargo, na proporção de uma porção de chocolate para 1/3 da porção de cerveja, ou, faço a ganache com chocolate e creme de leite e saborizo com uma colher de sopa de redução de cerveja escura. A forma mais fácil é, aquecer o líquido (não ferver) e colocar sobre o chocolate picado, tampar e aguardar por cerca de 3 minutos. Mexer com batedor de arames ou no processador para emulsionar até misturar bem.

Nesse primeiro estágio da ganache de cerveja (mais fluída), é ideal para cobrir bolos e cupcakes. Já uma ganache para decorar com bico, basta aguardar a ganache esfriar em temperatura ambiente, mexendo de vez em quando. Ao esfriar, conseguiremos modelar ou rechear.

Outra dica legal é, para rechear brigadeiros. Faça pequenas porções de ganache sobre uma forma forrada com papel manteiga e leve ao congelador. Ao congelar, ficará bem fácil de utilizar!

Usem essa ganache para diversos preparos, indico para coberturas de beer cupcakes da Fernanda Meybom (clique aqui)!