O país conhecido mundialmente pelos seus vinhos de alta qualidade, atualmente faz parte do novo boom cervejeiro da Europa

Na última década, a Europa vem vivenciando um crescimento considerável no número de microcervejarias. Elas se espalharam para países onde o consumo de cerveja sempre foi alto, mas restrito à produção industrial; como é o caso de Portugal. O cenário atual da cerveja artesanal em Portugal é surpreendente.

São aproximadamente 130 microcervejarias no país, além do crescimento de lojas, bares, tap rooms, festivais e outros eventos, principalmente em Lisboa e no Porto. De passagem pelo país, tentei visitar os principais locais, seguindo indicações de amigos cervejeiros que visitaram ou que vivem no país.

Dois Corvos

Com fábrica e tap room anexo em uma área que passa por uma revitalização em Lisboa, a Dois Corvos foi a responsável pelas melhores cervejas artesanais da viagem. Com prêmios em Portugal e no exterior, produz 6 rótulos fixos, 5 sazonais e 5 colaborativas. Destaque para a Finisterra, uma Imperial Porter envelhecida em barris de vinho tinto.

São 12 torneiras fixas, com opções variadas. A tabua de degustação com 5 rótulos sai por 9 euros. A comida é ótima, com opções de queijo, charcutaria e sanduíches. Aliás, vale observar que a comida servida nos tap rooms de Portugal dá um banho nas opções que encontramos por aqui.

Rua Capitão Leitão, 94, 1950-052 Lisboa, Portugal
Domingo a quinta das 14h às 23h
Sexta e sábado das 14h à 01h

Cerveteca Lisboa

Localizada no Bairro Alto, um dos principais destinos turísticos da cidade, a Cerveteca é um bar com mais de 100 rótulos nacionais e importados e 15 torneiras, com pelo menos, metade de cervejas produzidas em Portugal.

A tábua de degustação com 5 rótulos sai por 9,75 euros. Não chegamos a comer, mas havia boas opções de queijos, charcutarias e alguns sanduíches.

Praça das Flores 62, 1200-192 Lisboa, Portugal.
Quarta à domingo das 17h à 00h

Letraria Craft Beer Garden

Criada em 2013, a cerveja LETRA produz atualmente 30 rótulos diferentes por ano, sendo 9 receitas regulares e outras sazonais. A fábrica instalada na região do Minho, norte de Portugal, tem capacidade para produzir cerca de 20 mil litros/mês. A microcervejaria é uma das maiores artesanais do país e é possível encontrar seus rótulos em diferentes lugares.

O tap room na cidade do Porto, é parada obrigatória. São 20 torneiras com cervejas produzidas pela cervejaria de forma individual ou colaborativa. A tábua de degustação com 6 cervejas custa 9 euros e é uma boa opção para experimentar a variedade de estilos produzidos. Além disso, charcutaria e queijos são as ótimas opções de comida do espaço.

Rua da Alegria 101, 4000-033 Porto, Portugal
Segundas, quartas e quintas das 17h à 00h
Sextas e sábados das 17h às 02h e no domingo das 16h às 23h

Catraio


Esta loja aposta em uma seleção nacional, com marcas de todo o país. Possui um espaço de degustação e, com isso, pretende ajudar a celebrar a cultura cervejeira, com workshops, palestras, lançamentos de marcas e encontros de mestres cervejeiros e de produtores. No local, vários rótulos nacionais exclusivos – cervejas sazonais e edições limitadas – e atendimento de primeira, feito por quem entende do assunto.

Rua de Cedofeita, 256, Porto, Portugal
Terça a quinta das 16h à 00h
Sextas e sábados das 16h às 02h

Outras cervejarias para ficar de olho

Mean Sardine

Passarola

Oitava Colina

Lista completa das cervejarias artesanais de Portugal aqui http://cervejaartesanalportuguesa.pt/cervejas/