Chegou o dia do Halloween e todo cervejeiro que se preza pensa não na sua fantasia mas sim, na sua Pumpkin Ale preferida para celebrar a data!

O estilo é bastante popular nos EUA, local onde se originou e se popularizou por volta dos anos 80. Porém, historiadores registram que a abóbora vem sendo utilizada para produção de cerveja, nos Estados Unidos, desde 1771.  O estilo base para produção dessa cerveja pode variar, no caso desta Ballast Point (foto), a base é uma Scottish Ale que acrescentou abóbora e especiarias. As especiarias também variam de cerveja para cerveja, sendo sempre interessante o cervejeiro escolher algo local ou uma mistura especial de ingredientes para imprimir sua identidade no produto final.

Eu gosto deste estilo de cerveja e inclusive já provei algumas versões mais ácidas que são também bem interessantes!  Minha escolhida desse ano para celebrar a data foi a Pumpkin Down da cervejaria californiana Ballast Point. Mas a cerveja escolhida não foi só para ser degustada mas também para compor a receita do Pumpkin Beer Cupcake!

Segue a receita:

Ingredientes:
110g de manteiga sem sal
225g de açúcar mascavo
2 ovos
100g de polpa de abóbora
250g de farinha de trigo
1 colher de fermento
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de canela em pó
50 ml de leite
75 ml de cerveja pumpkin ale

 

Recheio com Brigadeiro de Cerveja:
100 ml de cerveja pumpkin ale
1 lata/caixinha de leite condensado
1 colher de manteiga sem sal

Chantilly:
1 caixinha de creme de leite
4 colheres de açúcar
Gotas de corante alimentício cor laranja

Modo de fazer:

Cupcake:
Misturar manteiga e açúcar até formar uma massa homogênea.  Acrescente um ovo por vez e misture. Junte a polpa de abóbora. Em um parto separado junte a farinha, fermento, canela e gengibre. Acrescente 1/3 da mistura da farinha a primeira massa de manteiga. Depois uma parte do leite e após misturar tudo, outra da parte de farinha  e assim até completar. Por último, junte a cerveja. Coloque nas forminhas de cupcake e depois no forno pré-aquecido a 180 ºC. Leva de 10 a 15 minutos pra assar.

Brigadeiro de Cerveja:
Coloque a cerveja na panela em fogo médio e deixe cozinhar por 10 minutos. Após a redução da cerveja, acrescente o leite condensado e a manteiga. Mexa sempre e cozinhe até o ponto de brigadeiro.

Chantilly:
Coloque o creme de leite no freezer por 15 minutos. Depois de gelado, leve a batedeira e acrescente o açúcar. Bata por mais 10 ou 15 minutos. Por último, acrescente o corante.

Deixe os cupcakes e  o brigadeiro esfriarem. Faça um furo no centro do cupcake para acrescentar o recheio do brigadeiro. Depois de recheados decore com o chantilly laranja.