Cozinhar com cerveja para alguns pode soar como desperdício, algo do tipo: “poxa, cerveja é tão boa e você vai cozinhá-la?!”; ou pode ser considerada pura diversão. Bom, eu me encaixo na parte da diversão. Não sou formada em gastronomia, mas brinco que minha cozinha é meu laboratório de experimentos particular. Adoro cozinhar e tenho paixão por cozinhar com cerveja, especialmente bolos.

Quem me acompanha pelo instagram @femeybom já sabe que eu faço bolo/cupcake de cerveja dos mais diversos tipos e estilos diferentes.
E tudo começou com o Guinness Cake. Achei a receita numa revista que tinha um artigo sobre a história da Cerveja Guinness (falei sobre isso na Revista da Cerveja) e de lá pra cá, muitas outras cervejas viraram bolinhos e as receitas foram mudando gradativamente, de acordo com meu gosto pessoal e com o feedback dos meus amigos (queridas cobaias ;-).

Essa é uma das minhas receitas favoritas e também a mais popular.
Vamos à receita:
80g de cacau em pó
300g de açúcar mascavo (ou açúcar normal)
3 ovos
½ xíc. de óleo
3 xíc. de farinha de trigo (pode ser metade desta quantidade de farinha integral também)
4 colheres de chá de fermento em pó
1 xíc. de cerveja stout ou imperial stout (eu prefiro Imperial)

Modo de fazer (não precisa usar batedeira):
Pré-aqueça o forno a 180 – 200°C.

Misture o cacau em pó e o açúcar em uma tigela. Depois acrescente um ovo por vez e mexa a massa. Acrescente o óleo e mexa novamente. Misture o fermento com a farinha e depois vai acrescentado aos poucos na massa. Por último, coloque a cerveja. Melhor ir despejando a cerveja aos poucos e mexendo sempre.
Coloque a massa nas forminhas ou assadeira.
Se for para cupcakes, deixar no forno por volta de 15 a 20 min. Se for bolo, leva em torno de 40  a 45 min. para assar.

 

Para a cobertura utilizem a receita que a Marina já publicou aqui.
Depois vocês me contem como ficou heim?!

Boa sorte!

Fernanda