Alguns lugares imperdíveis com boas cervejas na região metropolitana da capital catarinense 

O verão tá quase terminando, eu sei. De qualquer forma nunca faltam motivos para visitar Florianópolis, conhecida pelas suas 42 praias paradisíacas e paisagens estonteantes, a capital catarinense vem ganhando destaque quando falamos em cerveja artesanal.

A Grande Florianópolis conta hoje com 12 microcervejarias: Armada, Badênia, Cozalinda, Da Ilha, Faixa Preta, Jester, Kairós, Liffey, Sambaqui, On Tap, Unika e Weinmann. Além delas, são inúmeros bares especializados em cerveja, com uma grande variedade de rótulos catarinenses, nacionais e importados. A grande maioria dos bares cervejeiros da cidade faz parte do projeto Eu Bebo Cerveja Local Grande Floripa, que fomenta a cultura do growler (garrafa reaproveitável de cerveja), logo, você pode encher o seu em qualquer um dos lugares. Se ainda não possui um, aproveita a visita e adquire o teu.

Books & Beers

Com uma vista linda da Lagoa da Conceição, foi um dos primeiros lugares a investir pesado em cerveja artesanal na ilha. Na carta, somente rótulos nacionais e nas torneiras destaque para a variedade de cervejas de Santa Catarina. Cheio de personalidade, une ótima gastronomia, cervejas artesanais e livros. Os cardápios merecem destaque, parecem livros e brincam com clássicos da literatura, O Velho e o Mar virou O Velho e o Bar, Memórias Póstumas de Brás Cubas se transformou em Memórias Póstumas de Brusquetas e Dom Quixote é Dom Que Shots. Um dos melhores lugares para se unir comida e cerveja de qualidade.

Rua Senador Ivo D'Aquino, 103, Lagoa da Conceição. Terça a sexta das 17h à 00h. Sábado e domingo das 12h30 à 00h

Rua Senador Ivo D’Aquino, 103, Lagoa da Conceição. Terça a sexta das 17h à 00h.
Sábado e domingo das 12h30 à 00h

Cervejaria Catarina

Um dos mais novos redutos cervejeiros da ilha, a Cervejaria Catarina fica em uma região que recebe poucos turistas, o Canto da Lagoa. Montado em uma antiga casa de arquitetura açoriana que abrigou um engenho de farinha, o bar (que deve abrigar a cervejaria nos próximos anos) tem um clima descontraído e muita artesanal nas torneiras. São 10 torneiras e aproximadamente 50 rótulos comercializados com destaque novamente para cervejas produzidas em Santa Catarina, mas também com algumas de outros estados e importadas. Tem boa gastronomia e um ambiente perfeito para muitas horas de bate-papo regados a boa cerveja.

Rua Laurindo Januário Silveira, 1233 - Lagoa da Conceição. Terça a domingo, das 16h á 00h.

Rua Laurindo Januário Silveira, 1233 – Lagoa da Conceição.
Terça a domingo, das 16h á 00h.

Cozalinda/CozaBar

Um dos primeiros bar de cervejaria de Florianópolis, o Cozalinda funciona há dois anos na Via Gastronômica de Coqueiros, no continente. Além dos rótulos da casa – com destaque para Curió Witbier – tem 20 torneiras alimentadas unicamente com cervejas catarinenses. Destaque também para as cervejas maturadas em barril de madeira. O cardápio segue o slow food, dando preferência a produtos locais.

Rua Desembargador Pedro Silva, 2406 – Coqueiros. Segunda a quinta das 19h à 00h. Sexta das 19h às 02h. Sábados e domingos das 18h às 02h.

Rua Desembargador Pedro Silva, 2406 – Coqueiros.
Segunda a quinta das 19h à 00h.
Sexta das 19h às 02h.
Sábados e domingos das 18h às 02h.

Armada Cervejeira

Em funcionamento há um ano, a Armada Cervejeira tem uma proposta diferente. Produz cerveja que é comercializada apenas em barril e quase toda a produção é vendida no Tap Room anexo a fábrica. Lá, 18 torneiras são abastecidas semanalmente com as cervejas da casa e esporadicamente por alguma convidada. O mais legal é que sempre que você for irá encontrar uma novidade engatada. Não possuem cozinha, mas nos finais de semana food trucks estacionam para alimentar o pessoal. Não fica em Floripa, mas vale a ida.

Rua Maria Manchen De Souza, 400 - Kobrasol- São José. De quarta a sexta das 18h às 22h. Sábado das 16h às 21h.

Rua Maria Manchen De Souza, 400 – Kobrasol- São José.
De quarta a sexta das 18h às 22h.
Sábado das 16h às 21h.

Elementum Temple

O bar da cervejaria gaúcha Elementum, fica anexo ao Sunset Backpackers, no morro entre a Lagoa e a Praia Mole. Serve as cervejas da casa, num ambiente bem descolado que segue a proposta da marca em unir cerveja, skate, surf e arte. No cardápio, burgers e pizzas para matar a fome. Tem um dos entardeceres mais lindos da região.

Rod. Jorn. Manoel de Menezes, 631 - Praia Mole. De quarta a sexta das 17h à 00h. Sábados e domingo das 16h à 00h.

Rod. Jorn. Manoel de Menezes, 631 – Praia Mole.
De quarta a sexta das 17h à 00h.
Sábados e domingo das 16h à 00h.

Cerveja Sambaqui

Fica em Santo Antônio de Lisboa – um dos melhores lugares para apreciar o entardecer na ilha – em um espaço em frente ao mar. No tap a seleção de cervejas da casa, algumas premiadas.

Rua Quinze de Novembro, 181, Santo Antônio de Lisboa. Sexta das 18h à 00h. Sábado das 14h à 00h. Domingo das 14h às 22h.

Rua Quinze de Novembro, 181, Santo Antônio de Lisboa.
Sexta das 18h à 00h.
Sábado das 14h à 00h.
Domingo das 14h às 22h.

Liffey BrewPub

Bar e cervejaria no mesmo espaço com cardápio extenso de comidas e bebidas, música ao vivo e um ambiente disputadíssimo. Não fica em Floripa, mas sim na Pedra Branca, bairro planejado de Palhoça, cidade da Grande Florianópolis a uns 20 minutos de carro do centro da cidade. Nas 18 torneiras, exemplares da casa e de outras cervejarias catarinenses.

Rua da Universidade, 27 - Passeio Pedra Branca, Palhoça – SC. Terças das 18h à 00h. Quartas e quintas das 18h à 1h. Sextas e sábados das 18h às 2h. Domingos das 16h à 00h

Rua da Universidade, 27 – Passeio Pedra Branca, Palhoça – SC.
Terças das 18h à 00h.
Quartas e quintas das 18h à 1h.
Sextas e sábados das 18h às 2h.
Domingos das 16h à 00h

Ilustríssimo

Em funcionamento há pouco mais de um ano no bairro do Kobrasol, em São José, na Grande Florianópolis, o Ilustríssimo tem, provavelmente, a melhor carta de cervejas da região. O bar possui uma ótima variedade de rótulos nas prateleiras e torneiras. Além disso, a cozinha é também uma das melhores com excelentes opções. Destaque para o bolinho de feijoada e o churros espanhol.

Rua Koesa, 187, Kobrassol São José. De terça a quinta e aos domingos das 17h à 00h. Sextas e sábados das 17h à 00h30.

Rua Koesa, 187, Kobrassol
São José.
De terça a quinta e aos domingos das 17h à 00h.
Sextas e sábados das 17h à 00h30.

Mestre-Cervejeiro.com

Melhor loja de cervejas da cidade, com uma extensa variedade de rótulos nacionais e importados. Se tiver sorte, ainda consegue encontrar alguma cerveja premiada nas torneiras do espaço. Ambiente acolhedor com muitas opções.

Jorn. Manoel Menezes, 115 – Itacorubi. Segunda a sexta das 12h às 20h Sábado das 10h às 20h

Jorn. Manoel Menezes, 115 – Itacorubi.
Segunda a sexta das 12h às 20h
Sábado das 10h às 20h

Rabodigalo

Pra quem gosta de um bom cocktail, o Rabodigalo é lugar indispensável na próxima ida a Floripa. Com duas torneiras com cerveja artesanal e uma carta extensa de drinks e comida italiana de boteco, já virou referência. É possível provar cocktails clássicos, algumas releituras, alguns ótimos autorais ou ainda ser surpreendido por algo diferente se você preferir ficar no balcão. Destaque para o Negroni e o Rabodigalo.

Clodorico Moreira, 23 loja 01 – Santa Mônica. Terça à sexta das 18h à 00h. Sábado das 19h à 01h.

Clodorico Moreira, 23 loja 01 – Santa Mônica.
Terça à sexta das 18h à 00h.
Sábado das 19h à 01h.

 

Cheers!