Alguns lugares imperdíveis com boas cervejas artesanais e bons drinks na região metropolitana da capital catarinense 

O verão tá quase e nunca faltam motivos para visitar Florianópolis. Conhecida pelas suas 42 praias paradisíacas e paisagens estonteantes, a capital catarinense vem ganhando destaque quando falamos em cerveja artesanal. Além de cerveja, os locais oferecem boas opções de comida.

Se você está programando uma vinda à cidade, montamos uma lista atualizada com os melhores lugares para comer e  principalmente beber cerveja artesanal na ilha. Muitos ficam no mesmo bairro, por isso, é possível montar um roteiro completo e visitar mais de um lugar no mesmo dia. Se usar nossas dicas para conhecer algum desses lugares, marca a gente na publicação (@comerbeberharmonizar) e utiliza a hashtag #roteirocervejeiroCBH

Armada Cervejeira na Ilha 

A Armada Cervejeira é um dos cases de sucesso de Floripa. Além do Tap Room anexo à fabrica em funcionamento há 3 anos em São José, recentemente abriram um espaço na ilha. São 21 torneiras são abastecidas semanalmente com as cervejas da casa e esporadicamente por alguma convidada, além de um tap exclusivo para kombucha.  Produzem ales e lagers com maestria com destaque para as IPAs e Catharina Sours. XXT PWR é uma das preferidas, com amora, manjericão e limão. Funcionam no mesmo espaço que a Spitfire, que serve pizzas napoletanas nos mesmos horários de funcionamento do bar.

R. Jonas Alves Messina, 94 – Santa Monica.
Terça – sábado: 18h – 00h

Ferro

A uma casa da Armada Cervejeira na Ilha está o Ferro, bar com cervejas artesanais da Unika, opções da Patagônia e Colorado, coquetéis e cozinha variada. O ambiente é lindo, com espaço instagramável, área externa super agradável , neons e muito grafiti. Destaque para o mignon suíno com salada de batata e dill, um dos melhores da vida.

R. Jonas Alves Messina, 118 – Santa Monica.
Terça – quinta: 19h – 00h
Sexta: 18h – 01h
Sábado: 19h – 01h

Nefasta Cervejaria

Comandado pelas mulheres da família, o bar da cervejaria Nefasta, de São José, fica no Santa Mônica, a duas quadras do Ferro e da Armada. Nas torneiras, as cervejas produzidas pela cervejaria e convidadas. Para comer, tábua de frios e antepastos acompanhados de pão de malte. Destaque para a caponata caseira maravilhosa e para as cervejas com adição de frutas.

Av. Me. Benvenuta, 1093 – sala 05 – Trindade.
Terça e quarta: 17h – 23h
Quinta – sábado: 17h – 00h

Bruxa do Bosque

Bar da Cervejaria Bruxa, ganhou espaço mais amplo recentemente. Nas torneiras, as opções produzidas pela cervejaria, além de algumas convidadas. As cervejas da escola belga são sempre uma ótima pedida. Não possui cozinha, mas food trucks estacionam diariamente, com ótimas opções de comida. Destaque para o truck de sexta, com piadizzas maravilhosas produzidas com muito carinho pelo Zingara Food Truck.

Rua. Doutor Agostinho Sielski, 67, sala 103, Santa Mônica.
Terça – sexta: 17h – 22h
Sábado: 15h – 22h

Liffey Tap Room

O Liffey Tap Room é o tap room do Liffey Brew Pub na ilha. Funciona dentro da Mercadoteca, espaço que engloba restaurantes e bares em um espaço disputado e super agradável. Nas torneiras, cervejas produzidas pela cervejaria de Palhoça, na Grande Florianópolis, e mais alguns convidadas. Destaque para as Catharinas Sour em especial para Coroa Real, primeira cerveja do estilo a ser produzida comercialmente. Não possuem cozinha, mas na Mercadoteca é possível se deliciar com sanduíches, frios, queijos, peixes e frutos do mar, carnes além de opções das cozinhas asiática, mexicana e árabe.

MERCADOTECA. SC-401, 4150 – Saco Grande.
Segunda – sábado: 11h30 – 23h
Domingo: 11h30 – 18h

Estação Fermi

Localizada no Rio Tavares (sul da ilha), o bar da Fermi Cervejas Espaciais funciona junto com o Rock Burger, ou seja, cervejas ótimas e burgers de qualidade no mesmo espaço. Produzem Hazy IPAs como ninguém (prova disso são as 3 medalhas em competições nacionais que conquistaram nesse 1 ano de cervejaria) que harmonizam perfeitamente com a carta de burgers da casa. Atendimento ótimo e aquela vibe que só o Rio Tavares tem.

Rua da Lagoinha Pequena, 46 – Rio Tavares.
Quarta – segunda: 18h – 23h30

Born to Beer

Também localizado no Rio Tavares, Born to Beer é um bar de cervejas artesanais que se difere dos demais da cidade por trabalhar também com cervejas não produzidas em Floripa. O foco são os rótulos de cervejarias premiadas como Guarnieri, Swamp, Hocus Pocus, Salvador Brewing, Bodebrown e tantas outras que não chegam com facilidade por aqui. Não tem cozinha própria, mas divide o espaço com o Cica Pizza, que produz pizzas deliciosas há 30 anos.

Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3100 – loja 02 – Rio Tavares.
Terça à quinta – 17h – 22h
Sexta – 17h – 23h
Sábado – 14h – 23h

Vodu Bar

Um dos destaques do Centro Histórico de Floripa, o Vodu Bar é o espaço da Cervejaria Vodu na ilha. Nos taps, cervejas da Vodu e outras convidadas e no cardápio uma seleção de baos (pão chinês) com recheios deliciosos criados pelo chef Gui Schwinn. Lugar ideal para iniciar um rolê pelo centro da cidade, repleto de novos bares em foco em coquetéis e muito neon, lembrando os tempos áureos da Rua Augusta.

R. Victor Meirelles, 154 – Terreo – Centro.
Terça – sábado: 18h – 00h.

Unika Bar

O bar da cervejaria Unika, com fábrica em Rancho Queimado e venda exclusiva de suas cervejas em Florianópolis, funciona no último andar do Shopping Beira-Mar. Ao lado do cinema, tem mesas e acesso externo com vista para o mar e em frente ao por do sol da cidade. Nas torneiras, as cervejas produzidas por eles, com destaque para as hazy IPAs e Catharina Sours. O cardápio é sazonal, com comida de boteco deliciosa e muito bem executada. Destaque para o pudim delicioso, nota 45 no #PJCP.

Beiramar Shopping R. Bocaiúva, 2468 – L4 – Centro.
Segunda – quinta: 16h – 23h
Sexta – sábado: 16h – 00h
Domingo: 16h – 22h

Sunset Brew Floripa

Sunset Brew Floripa é o tap room da cervejaria Sunset localizada em Tijucas, a 60 km de Florianópolis. No espaço em Floripa, bem no centro da cidade, cervejas da casa, algumas convidadas e um cardápio delicioso de lanches produzido com carnes defumadas em parceria com o Black Smoke Floripa. Destaque para Witbier, Saison e a Imperial Stout com cacau e coco e para o pancho, pulled pork e batata frita com peito defumado.

R. Bocaiúva, 1973 – Centro.
Terça – sábado: 17h – 23h

Black Dog Cervejaria

Bar com maior quantidade de torneiras de Santa Catarina, são 48 taps com cervejas produzidas no estado, convidadas de diferentes cidades e também algumas importadas, com destaque para o tap fixo de Guinness. O cardápio conta com comidas de boteco bem executada, em um ambiente bem pensado e muito aconchegante. Recebe uma vez ao mês a Confraria do Charuto, que une charuteiros da cidade em prol de boas cervejas e bons charutos.

R. Alves de Brito, 465 – Centro.
Terça – quinta: 18h – 23h
Sexta: 18h – 00h
Sábado: 18h – 01h

Mestre-Cervejeiro.com

Melhor loja de cervejas da cidade, com uma extensa variedade de rótulos nacionais e importados. Se tiver sorte, ainda consegue encontrar alguma cerveja premiada nas torneiras do espaço. Ambiente acolhedor com muitas opções.Todas as quartas, o Zingara Food Truck estaciona aqui com suas deliciosas piadizzas.

Jorn. Manoel Menezes, 115 – Itacorubi. Segunda a sexta das 12h às 20h Sábado das 10h às 20h

Jorn. Manoel Menezes, 115 – Itacorubi.
Segunda – sexta: 12h – 20h
Sábado: 10h -20h

Books & Beers

Com uma vista linda da Lagoa da Conceição, foi um dos primeiros lugares a investir pesado em cerveja artesanal na ilha. Na carta, somente rótulos nacionais e nas torneiras destaque para a variedade de cervejas de Santa Catarina. Cheio de personalidade, une ótima gastronomia, cervejas artesanais e livros. Os cardápios merecem destaque, parecem livros e brincam com clássicos da literatura, O Velho e o Mar virou O Velho e o Bar, Memórias Póstumas de Brás Cubas se transformou em Memórias Póstumas de Brusquetas e Dom Quixote é Dom Que Shots. Une comida, bebida e uma vista linda. Conta ainda com um pequeno espaço, no Mercado São Jorge, com 5 torneiras de cervejas locais.

Rua Senador Ivo D'Aquino, 103, Lagoa da Conceição. Terça a sexta das 17h à 00h. Sábado e domingo das 12h30 à 00h

Rua Senador Ivo D’Aquino, 103, Lagoa da Conceição.
Segunda – sexta: 17h – 00h
Sábado: 14h – 00h
Domingo: 14h – 22h30
Mercado São Jorge. R. Brejauna, 43 – Itacorubi
Segunda – sexta: 9h – 22h
Sábado: 9h – 18h

Rabodigalo

Pra quem gosta de um bom cocktail, o Rabodigalo é lugar indispensável na próxima ida a Floripa. Com uma carta extensa de drinks e comida italiana de boteco, já virou referência. É possível provar cocktails clássicos, algumas releituras, alguns ótimos autorais ou ainda ser surpreendido por algo diferente se você preferir ficar no balcão. O bolovo e o negroni envelhecido são uma ótima pedida, sempre! Fica em frente a Armada Cervejeira e ao Ferro.

Clodorico Moreira, 23 loja 01 – Santa Mônica. Terça à sexta das 18h à 00h. Sábado das 19h à 01h.

Clodorico Moreira, 23 loja 01 – Santa Mônica.
Terça – sexta: 18h – 00h.
Sábado: 19h – 01h.

Tarsila

Junto ao Empório Capella Café, o Tarsila homenageia grandes nomes do movimento modernista brasileiro . O espaço é o ar livre, Debaixo de muitas árvores, com coquetéis fixos e sazonais produzidos e conduzidos pelo Vinicius Laurentino e sua equipe. Destaque para os coquetéis a base de cachaça e whisky. Há ainda uma relação extensa de gins nacionais e importados, para nenhum apaixonado por Gin&Tônica colocar defeito.

Rod. Admar Gonzaga, 3730 – Itacorubi.
Quinta – sábado: 19h – 1h30
Domingo: 17h – 23h

 

Franklin Bar

O Franklin Bar é um bar de coquetéis no Centro Histórico de Florianópolis, que homenageia um dos artistas mais icônicos da cidade, Franklin Cascais. Uma carta de coquetéis bem pensada, com destilados variados, clássicos, autorais e sazonais inspirados na cultura catarinense.

Rua Tiradentes, 223. Centro.
Terça – sábado: 18h – 00h

The Wine Pub

Com dois pontos na ilha (um no Centro e outro na Mercadoteca) o The Wine Pub se consolidou como a melhor opção em vinhos da cidade. Vendem garrafas e vinho em dose (utilizam sistema self service) e trabalham com nacionais e de diferentes partes do mundo. Investem também em vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos. O atendimento é de primeira, com staff treinado e com muito conhecimento.

 

Largo Benjamin Constant, 669 – Centro
Segunda – terça: 18h – 23h
Quarta – sábado: 18h – 00h
MERCADOTECA. SC-401, 4150 – Saco Grande.
Segunda – sábado: 11h30 – 23h
Domingo: 11h – 20h