Nem só de seriados vive o Netflix. Montamos uma lista de documentários imperdíveis sobre cerveja, vinho, champagne e saquê

Se você é, assim como nós, apaixonado por bebidas, essa lista foi feita para você. Selecionei o melhor que vi nos últimos meses sobre o tema e compartilho aqui os meus preferidos:

Os Novos Mestres Cervejeiros – (2013) 1h36minBlack Shirt Brewing.png

Mostra a revolução no mercado de cervejas nos Estados Unidos ao longo dos anos. Toda a dificuldade de abertura de uma nova microcervejaria em Denver, Colorado serve como base para mostrar histórias de aproximadamente 20 cervejarias. O documentário foca nas dificuldades, desafios, angústias e conquistas de novos e antigos cervejeiros com destaque para história de alguns gigantes das artesanais como Sam Adams, Sierra Nevada, Dogfish Head, New Belgium e Russian River. Um dos pontos mais positivos do documentário é mostrar como essas novas microcervejarias foram e são responsáveis pela mudança no perfil sócio-econômico de diferentes cidades norte-americanas.

Somm (2012) 1h33minSomm1.jpg

Conta a preparação de quatro sommeliers de vinho na busca do maior título possível para um sommelier, o Master Sommelier. É interessantíssimo, principalmente pra quem já é ou está tentando se tornar um. O documentário mostra os métodos de estudo e toda a complexidade que envolve a avaliação de um vinho. Dá dicas preciosas para quem está no mundo da sommelieria e faz qualquer um perceber que estudo é fundamental e que a “profissão dos sonhos” só é alcançada com muito esforço e dedicação.

Somm – Dentro da Garrafa (2015) 1h30minmaxresdefault.jpg

Produtores de vinho e sommeliers mergulham na história do vinho, falando sobre produção, comercialização, envelhecimento e terroir. Dá vontade de comprar uma passagem para França e Itália e tirar um ano sabático degustando vinhos em regiões de beleza estonteante. São histórias de vinhos produzidos em vinícolas históricas, responsáveis pelos melhores rótulos do mundo. Imperdível para qualquer apaixonado por bebidas.

A Year in Burgundy  (2013) 1h28minmaxresdefault 1.jpg

Relata a vida de sete famílias produtoras dos mais renomados vinhos da Borgonha, desde o preparo da terra até o envelhecimento das garrafas. Mostra que para eles a vinicultura é herança familiar e que enxergam seu trabalho como o de um artesão.

Um ano em Champagne (2014) 1h22minmaxresdefault2Segue a mesma linda do A Year in Burgundy, mostrando agora como é o ano na região de Champagne, na França. Desde o preparo dos parreirais (alguns deles seculares) passando pela colheita, produção e refermentação do vinho em garrafa, transformando-o na bebida símbolo das comemorações, passando pela casa de grandes e pequenos produtores.

The Birth of Sake (2015) 1h33min

The_Birth_of_Sake_poster

Lança um olhar sobre a rotina da Yoshida Brewery, que há 144 anos produz saquê de forma completamente artesanal, desde a secagem do arroz até a produção da bebida, mostrando a rotina dos trabalhadores ao longo dos 4 meses de inverno quando o fermentado é produzido. Mostra a história individual dos principais trabalhadores e como a arte de ser um mestre na produção de saquê denota experiência e conhecimento. Gostei muito especialmente pelo fato de acompanhar e explicar o processo de produção da bebida.